quarta-feira, agosto 25, 2010

Como elaborar um portfólio


A elaboração do portfolio é um momento de auto-avaliação e reflexão, que permite desenvolver habilidades de avaliar o próprio trabalho e experiências pessoais. É importante ressaltar que todas as informações contidas no portfolio devem ser seguidas de análises e comentários.

  • O portfólio deve conter alguns elementos, como: capa, folha de rosto, dedicatória, agradecimentos, sumário, introdução, desenvolvimento e conclusão. Acompanhando cada um deles. Capa - Deve conter informações como instituição, título, nome completo do autor, local (cidade da instituição) e ano.
  • Folha de rosto - Apresenta os elementos necessários à identificação do trabalho e deve conter nome do autor, nome do professor orientador, título, finalidade do portfolio, local (cidade), data (mês e ano).
  • Dedicatória - Folha opcional, na qual o autor dedica o seu trabalho.
  • Agradecimentos -É opcional, nesta folha são registrados os agradecimentos às pessoas ou instituições que colaboraram na realização do trabalho.
  • Sumário. É a enumeração das divisões e capítulos, na ordem em que encontram-se no trabalho e com indicação da página inicial correspondente.
  • Introdução. É uma justificativa em que o autor explica o que é o trabalho, a importância e a finalidade da elaboração deste documento.
  • Desenvolvimento. Pode ser dividido em três partes: pessoal, acadêmica e profissional.

  1. Desenvolvimento Pessoal - Nesta etapa, é válido compor um perfil. É importante descrever como é a vida pessoal, falar da família, dos amigos, o que gosta de fazer nos fins de semana, personalidade, fatos que foram significativos e expectativas pessoais. Uma outra maneira de traçar o perfil é pedir à família e aos amigos que escrevam relatos ou depoimentos sobre o autor do portfolio. Também pode mencionar a realização de trabalhos voluntários em organizações não-governamentais - ONGs - e instituições de assistência social, pois há uma crescente preocupação por parte das organizações com o envolvimento em programas e projetos sociais.
  2. Desenvolvimento Acadêmico - É importante descrever todas as participações em eventos durante esta fase, como congressos, seminários, cursos, pesquisas desenvolvidas e atividades acadêmicas. Deve expor também as expectativas acadêmicas. Pode-se anexar uma variedade de avaliações de disciplinas que tenha maior grau de afinidade, pois essa variedade de avaliações indica que o autor tem uma visão generalista e amplo conhecimento. Lembre que o portfolio é um documento para desenvolver uma reflexão crítica com relação às próprias experiências e resultados, portanto não deve conter apenas avaliações, certificados de cursos, congressos e seminários, é necessário que se relatem a importância e o que acrescentou à vida acadêmica a participação nessas atividades
  3. Desenvolvimento profissional - Nesta etapa, devem-se relatar as experiências profissionais mais significativas, o que as atividades desempenhadas trouxeram de benefícios e resultados para a organização, as homenagens recebidas, certificados, prêmios e promoção. Apresente as expectativas profissionais, estabelecendo objetivos de curto, médio e longo prazos, planos de desenvolvimento e de carreira.

Considerações Finais. É a parte na qual devem-se fazer as avaliações finais com relação ao processo de construção do portfolio, expor o que acrescentou e a importância da elaboração deste trabalho para os desenvolvimentos pessoal, acadêmico e profissional.

As vidas pessoal, acadêmica e profissional das pessoas estão sempre em constante desenvolvimento, e o portfolio é um documento que revela todas essas mudanças e expectativas. É um documento dinâmico, está sempre num processo de mudanças e aperfeiçoamento, portanto deve ser atualizado com freqüência.

Os portfólios e os processos de ensinagem

O portfolio (do inglês) é uma modalidade de avaliação retirada do campo das artes e que aparece com o objetivo de criar novas formas de avaliação para o desenvolvimento das inteligências artísticas. (ALVES, Leonir Pessate)

O portfólio começou a difundir-se em espaço escolar na década de 90, com ênfase nos Estados Unidos. O portfólio vem sendo evidenciado como um dos mais novos subsídios para uma avaliação dinâmica e eficiente do ensino. O portfólio com variada terminologia distingui-se de acordo com sua intenção, como: porta-fólios, processo-fólios, diários de bordo, dossiê. “Reflete a crença de que os estudantes aprendem melhor, e de uma forma mais integral, a partir de um compromisso com as atividades que acontecem durante um período de tempo significativo e que se constrói sobre conexões naturais com os conhecimentos escolares”. (Kátia Stocco Smole)

A construção dos portfólios, através dos CD ROOMS, caracteriza os Webfólios, que podem guardar toda a história escolar de um indivíduo desde a Educação Básica até a Educação Superior, e servirá como processo de ressignificação de suas aprendizagens e colaboração no processo de avaliação tanto formativa, como somativa dos procedimentos escolares. Esse portfólio construído ao longo da vida acadêmica, pode ser utilizado para ilustrar o desempenho no desenrolar de sua trajetória escolar. O portfólio é usado como ferramenta de acompanhamento, desenvolvimento e qualidade do ensino/aprendizagem. Os conhecimentos são registrados, enfatizando a finalidade, as competências e práticas adquiridas no processo de ensinagem.

No Estágio Supervisionado e na Educação Infantil a utilização do portfólio é feita com a finalidade de documentar ações e reflexões. O portfólio é usado como ferramenta que facilita a ressignificação do processo de ensinagem e aprendizagem ao longo de um momento de ensino. Sua preparação apresenta a propriedade de ponderar sobre a melhoria e qualidade da aprendizagem dos estudantes, e concomitantemente propicia inserir reelaborações de ações indispensáveis para o sucesso do processo de ensinagem.

De acordo com HERNÁNDEZ, Fernando (2000, p.166) o portfólio é : ...” um continente de diferentes tipos de documentos (anotações pessoais, experiências de aula, trabalhos pontuais, controles de aprendizagem, conexões com outros temas fora da escola, representações visuais, etc) que proporciona evidências do conhecimento que foram sendo construídos, as estratégias utilizadas para aprender e a disposição de quem o elabora para continuar aprendendo”.

Portfólios são trabalhos ilustrativos dos alunos. Representam o seu pensamento, sentimento, a sua maneira de agir; as suas competências e habilidades e a maneira como colocou em prática o seu trabalho acadêmico. Essa ferramenta a serviço da educação tem como finalidade primordial proporcionar uma visão integral do conhecimento formal do educando e sua atuação na aprendizagem das diferentes áreas curriculares, assim como o seu desenvolvimento no campo comportamental e sua evolução na área pessoal e educacional.

Os portfólios permitem uma avaliação de cooperação e participação , havendo interação do professor e aluno. Ambos escolhem os trabalhos mais expressivos do educando, através da criticidade e reflexão, estabelecendo padrões em busca da qualidade e assertividade. Há também um processo interdisciplinar com professores de outras áreas , que opinam em relação ao trabalho do aluno, fornecendo opiniões e depoimentos relativos à melhoria e qualidade do ensino/aprendizagem.

Existe uma gama enorme de registros em portfólios, tais como: desenhos; fotos, artes, exposição de documentos; avaliação acadêmica de desempenho; registro de entrevistas; comentários e documentários de eventos musicais, de dança , de canto; lista de livros lidos; registro de leituras; correspondências; atuações gravadas em vídeo e áudio, etc.
Os portfólios são registros produzidos em períodos de aprendizagem, e para isso podemos usar a fotografia como documento desse momento, não como cristalização, mas como comentários abertos, através de uma evolução histórica do acontecimento, completados e avaliados sempre, procurando buscar de maneira metódica e ordenada a melhor atuação do aluno dentro do seu desenvolvimento acadêmico.
Referências:CHAVES, Idália de Sá- Portfólios Reflexivos: estratégias de formação e de supervisão.

Autora: Amelia Hamze
Educadora
Profª UNIFEB/CETEC e FISO - Barretos

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